Faculdade Santa Catarina

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Grupo de Estudos em Pesquisas em Interdisciplinaridade, Inovações e Gestões Tecnológicas

O grupo está sendo formado pelos professores dos três cursos da FACULDADE SANTA CATARINA com o objetivo de aprofundamento teórico das diversas áreas contempladas na temática estudada.

O seguinte tema foi proposto: TRÊS INTERPRETAÇÕES DA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO EM FUNÇÃO DE TRÊS TRADIÇÕES CULTURAIS DISTINTAS do autor JEAN-YVES LENOIR.

Nos futuros encontros, haverá debates sobre o texto, aprofundamento com outros e apresentação de experiências interdisciplinares vivenciadas pelos professores. Um dos objetivos é que o estudo dos pontos necessários para a implantação de um currículo integrado seja analisada, pois através do conhecimento das matrizes curriculares do curso e das competências necessárias a cada área, seja possível um maior entendimento e uma integração efetiva por parte dos docentes e dessa forma oferecer aos alunos da Institiuição de Ensino Superior, uma formação integral e reflexiva.

Leia mais...
 

Visita Técnica dos Alunos de Pedagogia a Livraria Cultura

A visita ocorreu no dia 16/08/2011 com os alunos do 7º período de Pedagogia com a proposta de promover a produção científica das alunas na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I da FACULDADE SANTA CATARINA, pois existe a necessidade de vivenciar com as alunas momentos onde as mesmas possam se familiarizar com a manipulação de obras que versam sobre a temática de suas pesquisas e proporcionar leituras de autores diversos, dessa forma estimular para o exercício do olhar inquietante e questionador da futura pesquisadora e estudante de curso superior.

Leia mais...
 

Portaria de Reconhecimento do Curso de Ciências Contábeis

A FACULDADE SANTA CATARINA agradece ao corpo docente e técnico pelo o esforço demonstrado durante todo este período para o crescimento da instituição e da obtenção do reconhecimento por parte do Ministério da Educação. Parabéns a todos por esta conquista!

Portaria número 255 de 11/07/2011, Diário Oficial da União dia 12/07/2011

 

III Semana Acadêmica de Pedagogia

Pensar a relação teoria e prática na formação do educador foi a proposta da III Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da Faculdade Santa Catarina, que aconteceu de 16 a 20 de maio de 2011. Entre as atividades de caráter prático mas, sem perder de vista a discussão epistêmica, a jornada pedagógica realizou oficinas e Minicursos.

A oficina “Perguntar e observar: um bom começo pra se fazer ciência”, que a Profa. Ângela Leitão coordenou na III Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia da
Faculdade Santa Catarina, é um exemplo de como se pode refletir sobre ciência de maneira bastante divertida. Recorrendo a jogos, perguntas e imagens, a oficina tratou de conceitos como observação e curiosidade, evidenciando a importância que as mesmas ocupam na construção do processo científico. O CORPO NA ESCOLA foi a temática dessa outra oficina.

A escola faz parte de um contexto histórico e social amplo que diz respeito à própria concepção de conhecimento. Neste conhecimento estão divorciados o saber popular do saber erudito, o saber do corpo do saber racional, colocando em pólos distintos tais dimensões. Instituições que nascem com vocação para modelar os sujeitos, as escolas e suas práticas partem do princípio de que o silêncio e a quietude dos corpos são condições fundamentais para que se dê o aprendizado.

O movimento não está incluído nas práticas pedagógicas. Nesta concepção, entende-se que o corpo deve-se manter quieto e os movimentos contidos, pois só desta forma o aprendizado pode-se dar.
Leia mais...
 

Visita Técnica ao Centro do Recife

Associar teoria e prática, como exercício indispensável à formação docente, foi o que motivou professoras e alunos do 4º Período de Pedagogia a uma visita técnica ao centro da cidade do Recife, no último dia 25 de abril. Orientados pela Profa. Angela Leitão, responsável pela disciplina Conteúdos Metodológicos da Geografia I, e numa parceria com a Profa. Ana Cláudia, da disciplina Conteúdos Metodológicos da História I, os alunos exploraram aspectos geográficos e históricos da cidade, perfazendo um caminho por terra e por rio, o que lhes proporcionou uma visão mais ampliada do espaço. A partir dos conhecimentos construídos sobre o espaço geográfico, os alunos trouxeram para suas lentes o que de mais significativo lhes pareceu da relação homem/meio. Como bem observou a aluna Danielly, uma oportunidade para educar o olhar sobre a cidade.

Leia mais...
 


Página 4 de 8

Portal Educacional

Portal Educacional

Biblioteca